Encurtador para Whatsapp

sexta-feira, julho 24, 2009

Tela Verde exibe oito curtas em João Pessoa


Oito curtas metragens sobre o meio ambiente estarão sendo exibidos no Salão de Convenções da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes neste final de semana. As exibições fazem parte do projeto Circuito Tela Verde que prosseguirá até o dia 30 de julho na Estação Ciência, localizada no Altiplano Cabo.

Neste sábado (25), a partir das 11h, na Sala de Convenções 2, serão exibidos os filmes: “Antes que a Casa Caia”, “Roda Viva”, “Apertando o Mangue” e “Mulheres do Âncora”. As apresentações são seguida por debates orientados pelos educadores da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e dos gestores educacionais da Estação Cabo Branco; Walcira Costa, Verônica Sousa, Wertevan Fernandes e Cássia Freitas.

O filme “Antes que a casa caia” mostra a vida simples de pessoas que residem próximas as barreiras de uma pedreira. A segunda exibição “Roda Viva”, às 11h40, mostra a transformação da Lagoa de Araruama, que antes era viva e importante geradora de riquezas, mas a poluição, a construção civil desordenada e as ações irresponsáveis do homem fizeram a bela água escurecer, afastaram os peixes e os turistas, e transformaram as salinas em grandes condomínios.

Apertando o Mangue trata de um filme que mostra a importância do mangue na visão de um nativo que faz uma reflexão sobre o homem e a natureza em uma cidade em crescimento.

No domingo (26), a partir das 11h, será exibido “Mar Cigano” um vídeo que mostra qual a relação do homem com a natureza e sobre o avanço do mar. “Lá é mais difícil” é o filme da sequência que fala sobre jovens da zona urbana e da zona rural comentando sobre suas realidades de vida. Outro curta de destaque é “Encontro das Águas” que retratada a vida dos pescadores, o conhecimento empírico sobre a natureza. O último curta do dia chama-se “Vento Corredor” em que questiona sobre os conflitos entre a segurança, a moradia e os cuidados com a natureza das pessoas que moram próximas ao Parque Nacional da Restinga em Jurubatinga.

Circuito – No último final de semana o Circuito Tela Verde trouxe para a Estação Cabo Branco cerca de 300 pessoas vindas de várias partes da cidade e turistas que visitavam a Paraíba.

O Circuito Tela Verde constitui-se em um projeto construído em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (Minc) que visa estimular as atividades de educação ambiental através da linguagem audiovisual, com uma mostra de vídeos que traz experiências de projetos ambientais. O Tela Verde chega a João Pessoa através da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com parceira com a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes para exibição das películas. A mostra de vídeos passou por várias capitais brasileiras, incluindo estruturas educadoras, a exemplo de Salas Verdes, instituições articuladoras de Coletivos de Educadores, Pontos de Cultura, Cineclubes, instituições de ensino, associações comunitárias, organizações indígenas.

Cada espaço receberá um kit contendo cinco DVD’s, manual de orientações sobre como organizar a mostra com a sinopse dos vídeos e o material de divulgação. Este circuito reúne 30 vídeos de curta metragem, num total de mais de cinco horas de exibição.

Os vídeos foram produzidos como parte de um processo de educação ambiental, de caráter crítico e participativo, com envolvimento direto das comunidades na produção dos vídeos, utilizando metodologias de Educomunicação. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

Todos eles foram realizados pela Abaeté Estudos Socioambientais, entre 2007 e 2008, utilizando a linguagem de cinema e ferramentas da antropologia, para a elaboração de diagnósticos socioambientais. Por seu caráter inovador, o projeto, em 2008, recebeu o prêmio Brasil Ambiental, um dos mais importantes do país.

O Circuito Tela Verde é uma das ações de Educomunicação do DEA/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental.

SERVIÇO:
MOSTRA TELA VERDE

Sábado (25) – Antes que a casa caia, Roda Viva, Apertando o Mangue e Mulheres do Âncora
Domingo (26) – Mar Cigano, Lá é mais difícil, Encontro das águas, Vento Corredor
Horário: 11h00 até 18h00
Local: Sala da Convenções 2 – Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Fone: 3214.8303
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br