Encurtador para Whatsapp

terça-feira, janeiro 18, 2022

Cinema solar chega a Paraíba com filmes e oficinas


            As exibições em João Pessoa e Campina Grande acontecerão nos dias 23 e 24 de janeiro e serão exibidos os filmes “Rio” e “Mogli – o menino lobo”. Em João Pessoa, a sessão será na segunda-feira (24), a partir das 18h, na Escola Viva Olho do Tempo, em Gramame. Em Campina Grande, no Pedregal, na praça Jornalista Evandro Barros, às 18h. No início serão exibidas uma sessão de curtas e logo após os filmes.

Além das exibições haverá no local oficinas de “Oficinema Solar”, uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. O resultado dessa atividade será um filme produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

As exibições seguirão todos os protocolos de segurança, devido ainda às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras. Além do uso obrigatório de máscara durante todo período de exibição.

O filme “Mogli - o Menino Lobo”, tem duração de 1h 51m. Foi dirigido por Jon Favreau. A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

Já o filme “Rio” é dirigido por Carlos Saldanha e conta a história de Blu, uma arara azul, que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, aparece Túlio, um ornitólogo que diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para uma grande aventura na cidade maravilhosa em plena época de carnaval.

Na lista de curtas estão: Açaí (André Cantuária, 18min, Ficção. Livre); Vento Viajante (Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE,  6min, Animação/Infantil. Livre); Plantae (Guilherme Gehr, 10´25, Animação. Livre); O Gigante (Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida, Portugal, 10 min, Animação. Livre); Procura-se (Iberê Carvalho,, 10min – Ficção).

Cinema e Sustentabilidade – O Cinesolar foi lançado em 2013. É o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais. “As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, comentou a coordenadora e idealizadora do Cinesolar, Cynthia Alario.

O Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica. O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Sobre o banco BV - É uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo, Corporate & Investment Banking, Asset Management e Private Banking. Em sua estratégia reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder e especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos veículos que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.

 

Com assessoria da Solar Comunicação.