Encurtador para Whatsapp

quarta-feira, março 20, 2024

Zé Filho e Banda – A rapsódia de um guitarrista nordestino

E quem estará no Restaurante Recanto do Picuí, em Intermares, nesta sexta-feira (22), a partir das 20h, é o guitarrista Zé Filho e sua banda. Para assistir é necessário reservar uma mesa, que já tem poucas, tem que correr. No repertório músicas internacionais e nacionais das décadas de 1980 e 1990, do Symple Red, Elton Jonh e outros medlays do hard rock nacional e internacional que só Zé Filho e Banda sabem fazer. Neste show ele vem acompanhado de Bennett Oliveira (bateria) e Marcellus Alexandria (baixo).

Nesta apresentação Zé Filho convidou o cantor Guilherme Eurico, nova voz que vem surgindo no cenário musical paraibano e chamando atenção nas redes sociais de Zé. “Conheci Guilherme nos anos 90 quando toquei com a banda Canto Novo e ele era vocalista e sempre admirei ele cantando. Recentemente o encontrei na praia do Cabo Branco e ele estava cantando com um amigo nos teclados. Daí já convidei ele para gravar e fazer essa apresentação no Picuí nesta sexta-feira”, explicou Zé Filho. 

Zé Filho, para quem ainda não conhece, é um talentoso guitarrista nascido em Recife (PE), mas há muitos anos estabelecido em João Pessoa, na Paraíba. Iniciou sua jornada musical estudando violão clássico no conservatório de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1984, ele mergulhou na guitarra, tornando-se autodidata no instrumento. 

Por mais de uma década e meia, Zé Filho tem sido um grande defensor e promotor da música instrumental, representando o Nordeste em todo o país. Seu álbum de estreia, “Guitar Performance”, lançado em 1997, recebeu aclamação da crítica nacional, estabelecendo-o como um nome a ser reconhecido.

Em 1999, teve a honra de se apresentar como músico convidado do grupo Jaguaribe e Carne no prestigioso Festival de Jazz de Montreux. Dois anos depois, em 2001, ele tocou no Rock In Rio 3 com a banda de pop rock Insight, ganhando destaque no palco da Tenda Brasil. No mesmo ano, Zé Filho lançou seu segundo álbum instrumental, "Q_Out", que também recebeu elogios do público e da mídia. Em 2002, relançou seu primeiro álbum, remasterizado e com material gráfico atualizado, além de quatro faixas bônus gravadas ao vivo em um pocket show em João Pessoa.

Em 2005, sua participação em uma coletânea da Nig, renomada empresa de produção de cordas para guitarra, consolidou ainda mais sua reputação no cenário musical. No ano de 2007, lançou seu primeiro DVD, gravado durante o festival Música do Mundo, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O ano de 2008 marcou o lançamento de seu terceiro álbum instrumental, “Evolução”, que recebeu destaque em publicações nacionais especializadas em guitarra. Em 2011, durante um show no Teatro do SESI, em João Pessoa/PB, seu segundo DVD foi gravado e lançado no primeiro semestre de 2012.

O ano de 2012 trouxe mais reconhecimento para Zé Filho, com um contrato de endorsement com a Tagima Brasil, o maior fabricante de guitarras da América Latina. Em 2013, ele participou do concurso Play Crossroads, onde se destacou entre milhares de inscritos de todo o mundo, aumentando significativamente sua visibilidade e alcançando mais de 50.000 audições em sua playlist no site.

Tocou por algum tempo com a cantora Renata Arruda, com quem 2004 participa da gravação do DVD “Pegada” da cantora. O DVD foi produzido por Robertinho do Recife e as gravações foram no seu estúdio na cidade do Rio de Janeiro. Em 2011 apresentou-se com a Orquestra Sinfônica da Paraíba na 'Noite da Guitarra' no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa. O concerto encerrou a temporada 2011 da OSPB, sob a regência do maestro titular João Linhares e teve as participações dos guitarristas Alex Madureira e Léo Meira.


Inquieto e ativo como ele só não parou nem mesmo com a pandemia de 2019/2020. Neste tempo ele criou no Youtube a “JAM#0 – Mestres da Guitarra Paraibana”, que contou com a participação de nomes que ajudaram a escrever a história da música paraibana como Carlinhos Lira, Washington Espínola, Alex Madureira, JR Espínola, Doda, Fernando Sombra, James, Pilha, Letinho, Fabinho Cavalcanti, Doda e Zé Carlos Bicudo. Passaram por esse projeto um total de 70 (setenta) guitarristas, todos com um alto nível técnico e musical onde podemos concluir que a Paraíba hoje é o maior celeiro de guitarristas do Brasil.

Ao contrário do que pensam, Zé Filho não parou e não para. Ele tem agenda cheia até o final do ano com apresentações particulares, em eventos e ambientes fechados com música boa tocando de fundo para um público seleto e ávido por música de qualidade.

 

SERVIÇO:

ZÉ FILHO E BANDA

Convidado especial: Guilherme Eurico

Sexta-feira (22)

Hora: a partir das 20h30

Restaurante Picuí de Intermares

Mais informações sobre reserva de mesas: 83. 99924.8516