Encurtador para Whatsapp

quinta-feira, julho 07, 2022

Trupe Arlequim estreia espetáculo "Por um fio" em Mamanguape e Mari (PB)

    


 

    A turpe Arlerquim apresenta nos dias 10 e 12 de julho o espetáculo "Por um fio", a nova montagem teatral da companhia. As apresentações acontecem no domingo (10), em Mari, na comunidade do Barro/Taumatá, próximo ao ginásio de esporte da cidade, em dois horários 10h e 14h. Em Mamanguape a estreia será terça-feira (12), no Parque e Bica Sertãozinho, nos horários de 9h30 e 14h. Nos dois lugares a entrada é gratuita.

     A Trupe traz à cena a experiência de um circo site-specific, autobiográfico e documental, concebido e performado peloartista cênico Diocélio Barbosa. Depois de ter integrado residências artísticas em países como a França e o Chile, entre os anos de 2000 e 2021, o percurso teve sua etapa final vivenciada no Brasil, por meio de uma série de atividades de pesquisa relacionada aos processos de criação e composição dramatúrgica no circo contemporâneo em diálogo com outras linguagens artísticas. O projeto intitulado Quintal dos Devaneios, residência artística de investigação circense e circulação que compõe uma das atividades desta trilogia investigativa foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Circo 2021, além de ser objeto da própria pesquisa de doutorado de Diocélio Barbosa (desenvolvida na UFBA). A iniciativa ainda visa a criação de uma desmontagem cênica e o oferecimento de laboratórios formativos.  

    O projeto cumprirá uma circulação por duas cidades do interior da Paraíba, Mamanguape e Marí, com duas apresentações em cada uma delas. As apresentações ocorrerão em quintais das cidades e serão oferecidas gratuitamente a toda comunidade local. ​A escolha pelas cidades se deu pelo fato de o espetáculo tratar do trajeto autobiográfico e documentário do artista Diocélio Barbosa. Neste sentido, a intenção é de revisitar as raízes dos seus pais. O seu pai nasceu na cidade de Mamanguape e a sua mãe, que também está em cena, nasceu na cidade de Marí.  

    Com a crise pandêmica muitos artistas tiveram que ressignificar as suas formas de atuar e criar as suas obras e/ou experimentações cênicas. Deste modo, esta iniciativa visou desenvolver uma residência artística para a montagem e circulação de uma obra concebida e performada pelo artista Diocélio Barbosa em técnica aérea circense na corda lisa. A residência se desenvolveu por meio da prática de site-specific, em que é eleito um espaço específico não convencional para a criação de uma obra a partir da história desse próprio lugar. O espaço adotado foi o quintal da sua casa, que guarda o cheiro da sua infância. Desse modo, a obra circense teve como matéria-prima as memórias e os documentos pessoais e familiares do pesquisador-performer, aspecto pouco abordado nos processos de criação e composição dramatúrgica no circo contemporâneo.

    A criação da obra se desenvolveu entre janeiro e junho de 2022, e constitui-se em um processo de investigação que contou com a colaboração de artistas multidisciplinares reconhecidos no Brasil e no exterior. As atividades foram desenvolvidas tanto em formato presencial na cidade de João Pessoa, quanto virtual através da plataforma do zoom. O laboratório ainda contou com duas aberturas de processo, as quais foram realizadas no próprio quintal de Diocélio, onde futuramente, pretende realizar uma temporada aberta ao público da capital. 

    A realização da ação é da Trupe Arlequin de Circo Teatro, que ao longo dos seus 14 anos de existência vem oferecendo atividades artísticas e formativas em eventos a nível nacional e internacional. O projeto além de ter proporcionado o aprimoramento técnico e artístico dos Arlequins, oportuniza a Trupe voltar aos espaços cênicos e retornar o contato com o seu público. A Trupe tem a consciência que estas ações não serão relevantes apenas para o Estado da Paraíba, mas sim, para todo o território nacional, contemplando dessa forma o critério de enriquecimento cultural e contribuindo para o fortalecimento da cultura circense e visibilidade das instituições, dos artistas e dos técnicos envolvidos na realização desse projeto.

Sobre a Equipe de Criação:

encenação, dramaturgia e performer DIOCÉLIO BARBOSA

participação especial MARIA DA PENHA BARBOSA

provocação cênica e dramatúrgica JANAINA LEITE 

dramaturgismo e colaboração dramatúrgica MARIA CAROLINA VASCONCELOS OLIVEIRA

interlocução coreográfica ALEXANDRE AMÉRICO

pesquisa de movimento e técnica somática ANA MARQUES

preparação técnica em corda lisa FELIPE NICKNING e ALEXIS AYALA

voz e confecção do figurino MARIA DA PENHA BARBOSA

figurino e paisagem sonora DIOCÉLIO BARBOSA

colaboração técnica JONATHAN SILVA

registro fotográfico e videográfico BRUNO VINELLI

programação visual RONILDO NÓBREGA /

produção ARLEQUINO PRODUÇÕES 

realização TRUPE ARLEQUIN DE CIRCO TEATRO  

projeto de investigação QUINTAL DOS DEVANEIOS - residência artística de investigação circense e circulação

este projeto foi contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE ESTÍMULO AO CIRCO 2021

patrocínio GOVERNO FEDERAL, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Fundação Nacional de Artes

 

SERVIÇO:

POR UM FIO

10/07 - Marí

Local: Comunidade do barro / Taumatá (Próximo ao Ginásio de esportes)

Hora: 10h e 14h

 Entrada gratuita


12/07 - Mamanguape

Local: Parque e Bica do Sertãozinho

Hora: 9h30 e 14h

Entrada gratuita

Foto: Ronildo Nòbrega

Texto de divulgação: Diocélio Barbosa

+ 55 83 98730-8183 (WhatsApp)
+ 55 83 3252-1265 (Fixo)