Encurtador para Whatsapp

domingo, abril 21, 2024

De João Pessoa para Syracuse: Maestros paraibanos encantam Nova York com música coral

            

Os maestros Eduardo Nóbrega e Yuri Ribeiro estiverem neste mês de abril levando o canto coral paraibano para as terras do tio Sam. Eles participaram de um concerto com o grupo Samba Laranja e o estudantes de canto da Universidade de Syracuse, no Estado norte-americano de Nova York. Também proferiram palestras sobre o canto de coros no Nordeste e a formação de coros nas escolas de ensino médio.

            Como senão bastasse os maestros foram convidados para participar do Worldstrides Festival, na Riverside Church, sob regência do maestro Peppie Calvar, que aconteceu no Setnor Showcase no Carnegie Hall, na cidade de Nova York. O coro de Concerto (Setnor AUD), da regente Wendy Moy conheceram de perto o forró, xote, xaxado e música popular brasileira.

            O professor e maestro Eduardo Nóbrega disse que foi uma experiência incrível participar desse intercâmbio. “Ao mesmo tempo que estamos aprendendo com uma cultura totalmente diferente da nossa vivenciando outras dinâmicas”, ressaltou o maestro. Já o maestro Yuri Ribeiro disse que essa foi uma das melhores experiências viveu. “Mostrar um pouco do que fazemos nas escolas fundamentais me deixa muito feliz”, contou Yuri, o qual é tecladista, ex-aluno de piano da UFPB e regente do Coral e Orquestra Armorial da Escola Marista Pio X, em João Pessoa.

            E outras articulações estão sendo planejadas, como a vinda do maestro e professor Jonh Warren à Paraíba para ministrar workshops e reger o Coral Gazzi de Sá no Fepac e outros compromissos.

 

Breve história do Canto Coral na Paraíba

 

            O Canto Coral no Estado da Paraíba é uma expressão artística rica e diversificada, e reflete hoje a profunda herança cultural do Estado. Em João Pessoa, a história do canto coral é bem antiga e para muitos se confunde com a própria história do canto Orfeônico de Gazzi de Sá e sua esposa Ambrosina Soares de Sá, conhecida como Dona Santinha, que vieram do Rio de Janeiro criaram um curso de música denominado Curso de Piano Soares de Sá. Gazzi era uma espécie de braço direito de Villa Lobos estava sempre por perto nas apresentações e confraternizações.

            Na década de 1950 chega em João Pessoa o maestro Pedro Santos, que foi o fundador do Coral Universitário da UFPB. Em visita ao site da Pró-Reitoria de Extensão Cultural (PRAC), o grupo foi criado em 1961 e denominado Gazzi de Sá a partir de 1983, e está diretamente ligado à Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da PRAC.

Sobre o maestro Pedro Santos, que também regia Coral Madrigal, tive a honra de conhecê-lo na minha adolescência. Além de seu fundador, o Coral Universitário foi dirigido sucessivamente pelos maestros Arlindo Teixeira, Clovis Pereira, José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura, Antônio Carlos Batista Pinto Coelho (Tom K), Carlos Anísio. Atualmente, está sob a regência do maestro Eduardo Nóbrega, que busca a integração entre a música e o teatro, que teve por muitos anos como coordenador musical Tom K (falecido em outubro de 2023) e direção cênica de Eleonora Montenegro, todos professores do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Outro importante expoente para a prática vocal em João Pessoa é o Coral do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) que, conforme informações divulgadas no site desta instituição, foi fundado em maio do ano de 2001, numa iniciativa do Reitor Marcos Augusto Trindade. O grupo é formado por alunos de vários cursos desta instituição universitária e por membros do corpo docente. O coral tem se apresentado em diversos eventos, como encontros e festivais de coros estaduais e também de cunho nacional.

            Atualmente, o Coral Gazzi Sá tem dado exemplo da importância de prática coral na cidade é o Festival Paraibano de Coros (FEPAC), o qual se repete desde o ano de 2002, sob a coordenação do professor Eduardo Nóbrega. O evento é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a UFPB e empresas da iniciativa privada. Conforme informações obtidas no site do governo estadual, no ano de 2012 o festival foi realizado no período de 19 a 22 de setembro e reuniu 45 corais, de oito Estados e do Distrito Federal. Deste total, 18 corais pertenciam à Paraíba, sendo, em sua grande maioria, sediados na cidade de João Pessoa.