O encontro desta segunda, 1º de agosto, será com os indicados ao prêmio de Melhor Direção. São eles Alexandre Moratto (“7 Prisioneiros”), Aly Muritiba (“Deserto Particular”), Anna Muylaert e Lô Politi (“Alvorada”), Daniel Filho (“O Silêncio da Chuva”), Daniel Rezende (“Turma da Mônica - Lições”) e Luiz Bolognesi (“A Última Floresta”). O anfitrião será o cineasta Jeferson De, novo diretor de Comunicação da Academia Brasileira de Cinema.
Já na semana seguinte, dia 8 de agosto, o bate papo acontece com os produtores dos filmes que concorrem na categoria Melhor Longa-Metragem Ficção. A anfitriã será a nova presidente da Academia Brasileira de Cinema, Renata Magalhães, que convida Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlink (“7 Prisioneiros” e “Marighella”), Mariza Leão “Depois a Louca Sou Eu”), Antonio Gonçalves Junior (“Deserto Particular”) e Gisela Câmara (“Homem Onça”).
A estreia desta terceira temporada aconteceu no dia 18 de julho, com os finalistas da categoria Melhor Primeira Direção. Estiveram presentes Camila Freitas por “Chão”; Cesar Cabral por “Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente”; Déo Cardoso por “Cabeça de Nêgo”; Iuli Gerbase por “A Nuvem Rosa” e Madiano Marcheti por “Madalena”. O anfitrião convidado foi o diretor Allan Deberton, premiado em oito categorias no GP do ano passado por seu filme “Pacarrete”. A apresentação é da jornalista e roteirista Melina Dalboni.
No dia 25 de julho, o bate papo aconteceu com os finalistas da categoria Melhor Documentário: Carla Camurati por “8 Presidentes 1 Juramento - A História de um Tempo Presente”, Luiz Bolognesi por “A Última Floresta”, Lô Politi, que assina com Anna Muylaert a direção de “Alvorada”, Micael Langer e Cláudio Manoel por “Chacrinha - Eu Vim Pra Confundir e Não Para Explicar” e Ricardo Calil por “Cine Marrocos”. A atriz e diretora Bárbara Paz foi a anfitriã.
A cerimônia da 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizada no dia 10 de agosto de 2022, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A transmissão será ao vivo pelo Canal do Youtube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, e pelo Canal Brasil, que estará com sinal aberto para não assinantes dentro do Globoplay.
PRÓXIMOS ENCONTROS TROCAS CULTURAIS:
MELHOR DIREÇÃO
DATA: 01/08 (SEGUNDA), 18H
ANFITRIÃO: Jeferson De, novo diretor de Comunicação da Academia Brasileira de Cinema
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
DATA: 08/08 (SEGUNDA), 18H
ANFITRIÃ: Renata Magalhães, nova presidente da Academia Brasileira de Cinema
· Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlink por 7 PRISIONEIROS
· Mariza Leão por DEPOIS A LOUCA SOU EU
· Antonio Gonçalves Junior por DESERTO PARTICULAR
· Gisela Câmara por HOMEM ONÇA
·
Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck por MARIGHELLA