Encurtador para Whatsapp

quinta-feira, janeiro 20, 2022

XI Festival Janeiro Arretado de Teatro circo dança e música para crianças tem início neste sábado (22) em João Pessoa

 



Uma das belas opções de lazer para quem ainda está de férias em João Pessoa é a abertura do “Janeiro Arretado” neste sábado (22), a partir das 15h, no Parque Arruda Câmara, em Tambiá, com a apresentação do espetáculo “Hoje tem Bananda?!” da Companhia Ria Só Ria de João Pessoa (PB). A abertura oficial do projeto acontecerá no mesmo dia, no Parque Solon de Lucena (Centro), a partir das 16h e contará com um desfile artístico e apresentação do espetáculo KitalVoar da Cia Agitada Gang, também de João Pessoa.

            Este ano o Festival voltou a acontecer de forma presencial. Ele conta com 12 atrações que se dividem entre as linguagens de teatro, dança, circo e música. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. A novidade deste ano são as apresentações paralelas que irão acontecer também no Hotel Globo e na Casa da Pólvora.

            O “Janeiro Arretado” é um festival de teatro idealizado pelo Grupo Teatral Produções, surgido em 2012, com o objetivo de valorizar produções artísticas formar plateia para o teatro, contribuindo para maior crescimento e visibilidade das artes na Paraíba. Este ano o festival completa 11 anos consecutivos de atividades artísticas voltadas para infância e juventude. Segue abaixo a programação do Festival:

 

Sábado (22) –15h – Parque Arruda Câmara em Tambiá

Espetáculo: Hoje tem Bananada?!

Grupo: Companhia Só Ria

Sinopse: Um vendedor ambulante de bananas leva consigo memórias e saudades de um tempo que não existe mais. Após uma tragédia no circo em que trabalhava, o palhaço Bobin se viu só e seguiu sua vida vendendo bananas e alimentando o sonho de um dia voltar a viver no picadeiro.  Instigado pela presença do público, decide apresentar todos os números, e entre pernas de pau, mágicas, palhaçarias, malabares, pirofagia, fantoches e uma boa saboreada nas bananas, ele constrói a apresentação.

16h30 – Parque Solon de Lucena/ Centro

• Desfile Artístico (com personagens dos espetáculos participantes do Festival) e cerimônia de abertura

17h – Parque Solon de Lucena/ Centro

Espetáculo: Kitalvoar

Grupo: Agitada Gang

Sinopse: O espetáculo conta a história de quatro palhaços (Atichim, Dadá, Picolé e Pipi) que juntos resolvem brincar, encenar e compartilhar números clássicos de circo e outros esquetes criados  pelo próprio grupo , tendo como pano de fundo as músicas autorais do Palhaço Dadá. O Título do espetáculo fica no inconsciente do público, ele apenas indica que as pessoas possam voar com as músicas cantadas, com as brincadeiras realizadas e com imaginação de todos, então, kitalvoar?

 


Domingo (23) – 16h - Parque Solon de Lucena/ Centro

Espetáculo: O Menor Circo do Mundo

Grupo: Arretado Produções Artísticas

Sinopse: O espetáculo tem caráter divertido, recreativo e de resgate das tradições circenses e promete levar o público ao riso e gargalhadas através de encenações inspiradas nos clássicos números circenses de palhaço. Um circo de pequeninas proporções e de grandes números sem compromisso nenhum com a técnica do circo e com a intenção apenas de divertir e estimular a imaginação das  crianças, jovens e adultos.

17h – Parque Solon de Lucena/ Centro

Show  Musicando com Tio Val

Grupo: Tio Val & Cia

Sinopse:  O grupo traz um repertório de músicas infantis bastante diversificadas, com músicas do cancioneiro infantil e outras de grupos que marcaram época como: trem da alegria, balão mágico, Xuxa e ainda canções autorais.

 

Terça-feira (25) – 15h – Pavilhão do Chá/ Centro

Espetáculo: Quem Quiser que Conte Outra Arretada

Grupo: Arretado Produções Artísticas/PB

Sinopse: Uma peça para crianças e adultos que alerta para o uso exagerado do telefone celular, transportando o público para o mundo de mãe veia, uma senhora contadora de histórias da literatura de cordel. O espetáculo estimula a imaginação da criança e rememora a infância do adulto. Quem quiser que conte outra arretada é capaz de fazer uma regressão à infância, dando oportunidade aos jovens de fazer uma volta  ao  passado, mostrando  de  forma  lúdica, emocional e intelectual sem deixar de tratar  a criança como um ser  pensante.

 

Quarta-feira (26) – 16h – Centro Cultural Tenente Lucena/ Mangabeira

Espetáculo: Picadeiro Imaginário

Grupo: Grupo de Teatro Engenho Imaginário

Sinopse:  O espetáculo conta a história de Luzia, uma menina travessa, que ao encontrar com o consertador de travessuras é levada para um mundo encantado do Circo. Neste mundo Luzia encontra personagens e vive situações lúdicas do universo da criança.

 

Quinta-feira (27) – 16h – Hotel Globo/Varadouro

Espetáculo: A Revolta dos Bichos

Grupo: Companhia de Artes Saltimbancos

Sinopse: Um Burro cansado e explorado, um Cachorro caçador doente e maltratado, uma Gata rejeitada e abandonada e uma Galinha cantora desiludida prestes a virar canja,entram numa verdadeira aventura quando decidem não mais ser explorados e ir para a cidade grande para se tornarem artistas.

 

Sexta-feira (28) – 16h – Centro Cultural Casa da Pólvora/ Varadouro

Espetáculo: As Aventuras Dançantes de Amora, Carambola e Acerola

Grupo: Cia de Dança Sérgio Nazza

Sinopse: Acerola convida suas amigas Amora e Carambola para participar de uma aventura dançante. Juntos, eles contam histórias divertidas e dançam muito.

 

Sábado (29) – 15h – Parque Arruda Câmara – Bica/ Roger

Espetáculo: Os Três Porquinhos

Grupo: Cia Argonautas – João Pessoa /PB

Sinopse: Porcão é o porco faminto, que adora comer bobagens, Porquito  é um porco preguiçoso e atrapalhado, e que adora dançar, e o Porcolino é o irmão mais responsável de todos. Eles estão em busca de um lugar ideal para morar e encontram uma floresta, mas se deparam com a chegada de um incrível Lobão que além de faminto, é também roqueiro.

16h – Parque Solon de Lucena – Lagoa/ Centro

Espetáculo: Palhaço Nervosinho dá a Volta Ao Mundo

Grupo: Millenium Circus

Sinopse: Em sua trajetória o palhaço Nervosinho mostra os bastidores da itinerante e agitada vida dos circenses despertando a curiosidade do público com um espetáculo tradicional, cheio de palhaços, mágicos e malabaristas.

17h - Show musical " Clara Dantas - A Música Fora das Telas"

 

Domingo (30), 16h, Cerimônia de encerramento com todos os grupos

Parque Solon de Lucena – Lagoa/ Centro

16h40 - Show Musical com Bandinha Alegria

17h20 Show Musical Laís Menezes

 

Contatos:

XI FESTIVAL JANEIRO ARRETADO DE TEATRO CIRCO DANÇA E MÚSICA PARA CRIANÇAS

Realização: Arretado Produções Artísticas

Nelson Alexandre – Coordenador e diretor do Festival

Contatos: (83) 999812901 (TIM – Whats App) / 988984317 (OI) / 999921701

(CLARO – Whats App)

alexandrenelson@uol.com.br

arretadoproducoes@gmail.com

Priscila Vital - Produção e Assessoria

Contato: (83) 996159199 TIM – Whats

priscilaaraujovital@gmail.com